Novidades ao Sul do Mundo

Buenas tigrada, temos uma nova categoria no sul, mas dessa vez, não é nada pelos pagos gaúchos, mas é realmente bem perto, um pouco mais a o sul das terras “gauchas” (como diriam nosso hermanos argentinos, sem acento nem nada), no Uruguai. Está será a Fórmula 4 Codasur (ou Sudamericana), que disputara provas no Uruguai, Argentina e Brasil (os três países mais fortes no automobilismo sul-americano).

A Fórmula 4 Codasur. Provavelmente, será uma das melhores formadoras de pilotos da America do Sul.
A Fórmula 4 Codasur. Provavelmente, será uma das melhores formadoras de pilotos da America do Sul.

A categoria está sendo formada por um grupo de empresários uruguaios. liderados pelo empresario e gentleman driver Jorge Muraglia. A categoria será equipada com carros muito similares (completamente similares, eu diria, exatamente os mesmos) a os da extinta Fórmula Futuro, chassis Signatech com motores FPT 1.4 16v, com 160cv, provavelmente, será um certame bem mais acessível que foi a F-Futuro. Foram divulgadas que haverá  quatro ou cinco etapas no Uruguai, quatro na Argentina e duas no Brasil (provável que seja no Velopark e em Tarumã, por questão de logística).  Há a grande provabilidade (e espero que isso realmente aconteça) da categoria fazer parcerias com outras categorias existentes na região, incluindo as nossas já conhecidas Fórmula 1.6 e Fórmula Junior.

Os Uruguaios já tem uma  categoria de Fórmula ha muito. Além da veterana Fórmula Vee Uruguaia, a Formula 4 Uruguaia já é bem conhecida por aqueles pagos, mesmo tendo um limitado grid.
Os Uruguaios já tem uma categoria de Fórmula ha muito. Além da veterana Fórmula Vee Uruguaia, a Formula 4 Uruguaia já é bem conhecida por aqueles pagos, mesmo tendo um limitado grid.

O sul está começando a se formar como uma boa formadora de pilotos. Já existem bons certames nas regiões Platinas, poderíamos citar a Fórmula Renault Plus (na Argentina, sempre com os grids cheios), a Fórmula 4 Uruguaia (nem tão conhecida, nem tão forte, mas uma boa categoria na região), a Fórmula 1.6 e a Fórmula Júnior (nem preciso citar algo sobre elas).  E com a união que está sendo provida com a Fórmula 4 Codasur, pode ser que o sul do mundo se afirme como uma nova formadora de pilotos para outros países.

Espero que os organizadores da nova Fórmula 4 Codasur tomem como exemplo a antiga Fórmula 2 Codasur, sempre tinha grids cheios e as corridas eram um espetáculo.
Espero que os organizadores da nova Fórmula 4 Codasur tomem como exemplo a antiga Fórmula 2 Codasur, sempre tinha grids cheios e as corridas eram um espetáculo.

Alias, já tivemos boas categorias formadoras, exemplos eram a Fórmula 2 Codasur (existia desde 1982 e acabou sendo substituída pela F3 Codasur, em 1987), a Fórmula 3 Sul-Americana (que já não é mais Sul-Americana ha muito), Fórmula Chevrolet Uruguaia (havia uma piloto paulista, Sara Sanchez, que disputava a categoria, ela disputou também a Super Fórmula 2.0, alias, por onde anda ela?) entre outras que existiam a o sul do mundo.

Será que o Sul, um dia, terá categorias tão importantes quão as que existem na Europa, como a Fórmula Renault BARC (foto)?, Quem sabe...
Será que o Sul, um dia, terá categorias tão importantes quão as que existem na Europa, como a Fórmula Renault BARC (foto)?, Quem sabe…

Há um bom futuro até para está categoria, ha um bom numero de pilotos nesses três países que poderiam competir nessa categoria (a exemplo, estão o pessoal que hoje está na Fórmula Júnior), e ela, provavelmente, com o tempo, será um bom trampolim para novos pilotos disputarem na Europa ou na America.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s