Novidades Meridionais

Não escrevi nada sobre o começo da temporada de nenhuma categoria, bem por não escrever nada de uns dias para cá. Mas ai, estamos e voltamos, agora com o começo da temporada das categoria daqui do Rio Grande do Sul. Vamos a elas.

Uma novidade (?) que ninguém viu: Cali Crestani pilotando seu Techspeed azul original pela sua equipe original (Cegel).
Uma novidade (?) que ninguém viu: Cali Crestani pilotando seu Techspeed azul original pela sua equipe original (Cegel). (foto: Erlton Radl/FGA)

Fórmula 1.6: Ah, a 1.6, este ano ela veio com faca nos dentes e algumas novidades. Nada técnico, como ano passado, porém, este ano, há uma nova categoria, a Fórmula 1.8, usando os antigos carros da F-São Paulo, mas alem disso, são mais (e mais) pilotos. A primeira e segunda etapa foi disputada em Tarumã.

Fernando Stédile ganhou as duas provas disputando direto com Giacomello
Fernando Stédile ganhou as duas provas disputando direto com Giacomello (foto: Dudu Leal)

A pole nos treinos de sábado foi tirada por Marcelo Giacomello.  A primeira bateria, Marcelo Giacomello perdeu rápido a liderança para o veterano piloto passo-fundense Fernando Stédile, que nisso, já tiroui uma bela diferença do “gringo” de Bento Gonçlaves, que disputou volta por volta, mas mesmo assim, não conseguiu reaver a liderança do carro laranja de Stédile.

Marcelo Giacomello foi com a faca nos denets para cima de Stédile, mesmo assim, ficou em 2º nas duas etapas.
Marcelo Giacomello foi com a faca nos dentes para cima de Stédile, mesmo assim, ficou em 2º nas duas etapas. (foto: Dudu Leal)

Na segunda bateria, Stédile largou em 8º, e mesmo assim, já estava em 3º na Curva do Laço, outro que deu um show foi Giacomello, que largou em 7º e colou atras de Stédile, que saiu uma bela disputa de gringos. Mesmo assim, Stédile não largou o osso e ganhou a corrida.

Vilson Born largou em segundo, porém, acabou terminando em terceiro. (foto: Dudu Leal)
Vilson Born largou em segundo, porém, acabou terminando em terceiro. (foto: Dudu Leal)

Na Light, Rômulo Escouto tirou a pole, seguido por Vilson Born, mas na corrida, mas quem ganhou foi o novato Leandro Guedes, seguido pelo pole Romulo Escouto e em terceiro, Vilson Born. Dobradinha da Nafta na Light.

Capacete "a lá Jacques Villeneuve", pintura da Lotus na Techspeed, este é Michel Duarte.
Capacete “a lá Jacques Villeneuve”, pintura da Lotus na Techspeed, este é Michel Duarte. (foto: Dudu Leal)

Já a Fórmula 1.8, teve sua primeira corrida nesse fim de semana. Só houve dois pilotos correndo, Gustavo Camilo, na Rodrigues e Michel Duarte, pilotando pela Nafta. A pole e a corrida foram ganhas pelo carioca Gustavo Camilo.  A próxima etapa será dia 20 e 21 de Abril, em Guaporé.

Houveram varias novidades na categoria, principalmente em pilotos, vamos a eles:

Wagner Rouver, meio que "puxado" pelo irmão para a 1.6.
Wagner Rouver, meio que “puxado” pelo filho para a 1.6. (foto: Dudu Leal)

Wagner Rouver: O sergipano, pai do piloto da F-Junior, Matheus Rouver, fez sua estreia na categoria, pilotando um Techspeed da Cat.A, pela Irineu Racing. O piloto sergipano mostrou valor e terminou em 9º e 8º nas duas corridas, respectivamente. Ele está em 7º no campeonato da Categoria A no momento.

A estreia!!!
A estreia!!! (foto: Dudu Leal)

Mauricio Pereira o Minelli M3 e a Equipe Velopark: Houve uma estreia também bem comentada, nada mais que uma estreia tripla. O piloto Mauricio Pereira estreava com o novo Minelli M3, estreado nas pistas nessa ultima etapa  com a equipe esteante Velopark. É muita estreia para um tópico só. Mauricio terminou em 10º a primeira corrida e abandonou na segunda corrida, atualmente, ele está em 10º no Campeonato. Não foi uma má estreia para todos.

Gabriel Kenji: Após um ano com os míticos JQ Reynard da Novosul Power, na Cat.Light, este ano esta pilotando na Cat.A pela  A.J. Moreira.
Gabriel Kenji: Após um ano com os míticos JQ Reynard da Novosul Power, na Cat.Light, este ano esta pilotando na Cat.A pela novata A.J. Moreira. (foto: Dudu Leal)

A.J. Moreira Race Team: A equipe de Novo Hamburgo estreou nessa etapa com um único carro, um Techspeed (ex- JR Scuderia, que era pilotado pela Sabrina Kuronuma), pilotado pela revelação da Light ano passado, Gabriel Kenji.  A equipe mostrou que pode ser párea as melhores do campeonato. Kenji , no momento, está em 6º no campeonato.

Vinicius Schüller: Após anos na Novosul, uma nova equipe na A.
Vinicius Schüller: Após varios anos na Light, um novo futuro na A. (foto: Dudu Leal)

Vinicius Schüller e a Noko: Vinicius Schüller, após varias temporadas pilotando o JQ Reynard da Novosul Power, na Light, tendo já um campeonato da categoria, ele foi para a Categoria A, agora pilotando o Techspeed que sagrou Ismael Toresan campeão da Cat.A em 2011. O novo-hamburguense está em 5º no campeonato.

Este, provavelmente será o carro de David Gallo na Fórmual 1.8. Além desse, a Muriel/Minas tem mais três, todos ex-BKR.
Este, provavelmente será o carro de David Gallo na Fórmual 1.8. Além desse, a Minas tem mais dois Techspeed e um JQ Reynard preparado para a 1.8, todos ex F-BKR.

David Gallo e Minas Racing: O piloto mineiro e sua equipe já eram certos desde o ano passado, mas ainda não correu. Porém, dessa vez, Gallo está vindo com um carro mais competitivo que o Minelli M1 e o antigo JQ Reynard com motor 1.8 (ex F-BKR). Esta temporada ele vem com um Techspeed Fórmula São Paulo, comprado do pessoal da antiga Fórmula BKR (todos os carros da F-BKR foram comprados pela Muriel Formula Team/Minas Racing). É um carro muito moderno e competitivo (foram usados em 2009 pela Fórmula São Paulo e foi usado até 2012 pela F-BKR) e pode dar uma bela “dor de cabeça” a o Gustavo Camilo e a o Michel Duarte, os dois únicos atuais pilotos da 1.8.

Lucas Toresan: Foi bem nos treinos de sexta, porém no sábado....
Lucas Toresan: Foi bem nos treinos de sexta, porém no sábado….

Lucas Toresan: Após a saída de seus dois pilotos da Light, a Novosul Power decidiu investir em um novo piloto, que é Lucas Toresan. O piloto de Novo Hamburgo pilota um dos já bem conhecidos JQ Reynard da Novosul. Na ultima etapa, ele foi bem nos treinos de sexta, mas acabou abandonando nos treinos oficiais, no sábado  após um acidente.  Ele é um piloto que pode ainda mostrar muita coisa na categoria, e tendo a equipe e o carro que tem, pode facilmente disputar o titulo da Light esse ano.

Thiago Muriel: O piloto mineiro, já conhecido pelos recordes com seu Berta, pilotara este ano com um Techspeed F-São Paulo. Sera outro forte nome na Fórmula 1.8
Thiago Muriel: O piloto mineiro, já conhecido pelos recordes com seu Berta, pilotara este ano com um Techspeed F-São Paulo. Sera outro forte nome na Fórmula 1.8

Thiago Muriel e Muriel Formula Team: O piloto mineiro e sua equipe, em conjunto com a Minas Racing, de David Gallo, vem para a Fórmula 1.8 com uma das maiores estruturas da categoria, quiça uma das maiores estruturas de uma equipe de fórmula do país. A equipe Muriel Formula Team tem cinco Techspeed Fórmula São Paulo, comprados da BKR, e mais o antigo Berta Mk.3, ex-Michel Duarte, equipado coma preparação antiga da F-1.6 (o ultimo provavelmente, não correra na 1.6 esta temporada, mas eu não duvidaria a volta do Berta a Light). Em conjunto com sua equipe-irmã, a Minas Racing, de David Gallo, é uma das maiores equipes da Fórmula 1.6. Pode ser (e, provavelmente, será) uma das melhores equipes da categoria. Já seu piloto, o mineiro Thiago Muriel, é um piloto que já mostrou uma grande habilidade em fórmulas, tendo batido o recorde de volta do Autódromo Mega Space com o Berta Mk.3. É um bom piloto, e pode ainda mostrar muita qualidade na categoria.

Thoams Hann com seu Techspeed. Está será a pintura já definitiva que ele usara na categoria.
Thomas Hann com seu Techspeed. Está será a pintura já definitiva que ele usara na categoria.

Thomas Hann: O paranaense Thomas Hann, que pilotou na Fórmula São Paulo, está confirmado até o fim da temporada na F-1.8. Ele pilotou na Fórmula São Paulo, e voltara com o mesmo Techspeed que pilotou na categoria paulista. Sua equipe ainda não é certa, mas provável que ele corra pela HS Consultoria, que é uma equipe “quase particular”. é um piloto que já mostrou força na Fórmula São Paulo e é outro nome forte na 1.8.

O carioca Gustavo Camilo, no momento, lidera o campeonato da Fórmula 1.8, que pode ficar maior e mais disputado nas próximas corridas.
O carioca Gustavo Camilo, no momento, lidera o campeonato da Fórmula 1.8, que pode ficar maior e mais disputado nas próximas corridas. (foto: Dudu Leal)

Gustavo Camilo: O piloto carioca Gustavo Camilo não é exatamente uma novidade na categoria, uma vez que já pilotou na Light, na temporada passada, pela Nafta Motorsport, porém, este ano, ele pilota na Fórmula 1.8, pela Rodrigues Racing. Gustavo Camilo, no momento, lidera o campeonato da categoria 1.8, após ter vencido as duas corridas da etapa de Tarumã em sua categoria.

Leandro Guedes venceu as duas corridas da Light na ultima etapa e lidera a categoria. (foto: Dudu Leal)
Leandro Guedes venceu as duas corridas da Light na ultima etapa e lidera a categoria. (foto: Dudu Leal)

Leandro Guedes: O piloto carioca Leandro Guedes foi outra estreia na F-1.6 nessa ultima etapa. Ele pilotou um JQ Reynard da Light, plea Nafta Motorpsorts. O piloto carioca, no momento, lidera o campeonato da Light, tendo vencido as duas ultimas corridas pela categoria. é um bom piloto e tem grandes chances de ganhar o titulo da Light este ano, quebrando a hegemonia dos JQ Reynard na Novosul.

O misterioso "novo" monoposto da Stédile.
O misterioso “novo” monoposto da Stédile.

Mais um na Stédile: O veterano piloto de Passo Fundo, Fernando Stédile esta reformando mais um monoposto para a Fórmula 1.6. O que me parece ser um Techspeed ou um JQ Reynard para a categoria, estará pronto para correr em Guaporé, o resto, mistério….

Agostinho Setti poderá pilotar na 1.8 ainda esta temporada. Será tambem, a estreia de um chassis ex- Fórmula Chevrolet na categoria.
Agostinho Setti poderá pilotar na 1.8 ainda esta temporada. Poderá ser também  a estreia de um chassis ex- Fórmula Chevrolet na categoria.

Agostinho Setti: Como diria Repco Von Brabham, BOMBAZO!!!, Agostinho Setti, o primeiro campeão da Fórmula Premium, poderá pilotar na categoria 1.8 este ano. O piloto paranaense poderá pilotar com seu já conhecido F-Chevrolet, já com uma preparação para a categoria, porém, não é confirmado.

Victor Miranda tirou um pole, no minimo, apertada, encima de Victor Matzenbacker. 36 milésimos de diferença entre eles.
Victor Miranda tirou um pole, no minimo, apertada, encima de Victor Matzenbacker. 36 milésimos de diferença entre eles. (foto: André Kotoman)

Fórmula Junior: A mais nova categoria de fórmula do Rio Grande do Sul já começou bem sua primeira temporada. A sua primeira etapa, em Tarumã, alinhou um bom grid, com 13 carros,  esta etapa, mostrou que a temporada 2013 da F-Junior será extremamente disputada. No sábado, a pole foi marcada pelo paulista Victor Miranda,  com 1.12.208, seguido por Victor Matzembacker, da MC Tubarão,  com incríveis 36 milésimos de diferença (!) do pole e tendo o paranaense Bruno Lopes, da Giocar,  em 3º, a 165 milésimos do pole.

O massacre de Matzenbacker (foto:André Kotoman)
O massacre de Matzenbacker. Mesmo perdendo varias vezes a liderança, Victor Matzenbacker se recuperou e venceu as duas corridas. (foto:André Kotoman)

A primeira corrida foi faturada pelo passo-fundense Victor Matzenbacker, mesmo perdendo posições com a entrada do safety-car, porém recuperou o tempo pedido, brigou pela ponta e ganhou a primeira corrida, já entrando para a historia como a primeira vitoria da categoria. Na segunda corrida, foi mais disputado ainda, o piloto da MC Tubarão só conseguiu chegar a liderança após a relargada, mesmo assim, sofreu uma pressão e tanto do paranaense Bruno Lopes. O segundo colocado foi Gustavo Bandeira, da Pole Racing Team, tendo uma corrida muito consistente. Foi uma amostra do que vai acontecer o resto da temporada na F-Junior. A próxima etapa será em Guaporé, nos dias 20 e 21 de Abril.

Luiz Carlos Ribeiro teve um fim de semana perfeito. Tirou pole e ganhou as duas baterias e com isso, faturou a vitoria geral da etapa. (foto: Automobilismo em Foco)
Luiz Carlos Ribeiro teve um fim de semana perfeito. Tirou pole e ganhou as duas baterias e com isso, faturou a vitoria geral da etapa. (foto: Automobilismo em Foco)

Marcas e Pilotos: O campeonato gaúcho de Marcas e Pilotos começou sua temporada 2013 com um fim de semana perfeito para Luis Carlos Ribeiro e seu Uno #44. Luiz simplesmente fez barba, cabelo e bigode.

Outro piloto que se destacou foi Luiz Sergio Sena Vargas Jr.
Outro piloto que se destacou foi Luiz Sergio Sena Vargas Jr. (foto: Automobilismo em Foco)

Na primeira bateria, já no começo, ele deixou para trás do Celta #6 de Ënio Wermuth e o Celta #10 de Machão Cardoso (que eram o 2º de 3º lugar, respectivamente). A maior disputa da primeira bateria foi entre Wermuth e Cardoso, pelo 2º lugar, quem levou a melhor foi Wermuth, que conseguiu o 2º lugar após um belo pega. O quarto lugar foi o Celta #85 em Rodrigo Miguel. Na segunda bateria, Luiz veio com a faca nos dentes, reassumiu a liderança e tirou uma boa diferença. Da mesma foram, houve um belo pega entre o Celta #85 de Rodrigo Miguel e o Celta #6, sendo pilotado por Fernando Jr.

Castro Ribeiro estava em um fim de semana afiado.
Castro Ribeiro estava em um fim de semana afiado. (foto: Automobilismo em Foco)

A etapa foi vencida pelo Uno #44, de Luiz Carlos Ribeiro, seguido pelo Celta #85 de Rodrigo Miguel e pelo Celta #10 de Wilson Pinheiro Filho/João Cardoso.

Everson Melo teve um ótimo fim de semana na Copa Fusca.
Everson Melo teve um ótimo fim de semana na Copa Fusca. (foto:  Automobilismo em Foco)

Copa Fusca: Os besouros estavam afiados este fim de semana. A Copa Fusca começou a temporada 2013. Everson Melo tirou pole e ganhou as duas baterias. Na primeira bateria, Melo perdeu a liderança para Norberto Correa no começo da corrida, depois de algumas voltas, Melo já voltava a liderança. Terminou a primeira bateria na frente. Um piloto que mostrou serviço e se destacou foi o estreante Tiago Takagi, pilotou muito bem e disputou a liderança, vai dar um belo trabalho a os mais veteranos da categoria. Na B, a vitoria da primeira bateria foi de Rodrigo “Sucata” Dimare, após uma boa corrida com seu besouro.

Rodrigo "Sucata" Dimare pilotou bem e ganhou a primeira bateria, mas um problema elétrico o tirou da corrida na segunda bateria.
Rodrigo “Sucata” Dimare pilotou bem e ganhou a primeira bateria, mas um problema elétrico o tirou da corrida na segunda bateria. (foto: Fernando da Silva)

Na segunda bateria, Melo largou, recuperou a liderança, sendo sempre seguido de muito perto pelo santa-mariense Moacir Fighera. Thiago Takagi, que havia pilotado muito bem, teve problemas em seu fusca e não conseguiu disputar mais a 3º colocação, deixando-a para Daniel Oliveira. No fim, Everson Melo ganhou, sendo seguido por Moacir Fighera e Daniel Oliveira, em 2º e 3º,  respectivamente. Na B, Rodrigo Dimare teve problemas elétricos com seu fusca já na volta de apresentação, já abandonando a corrida na mesma. A liderança da corrida (e a vitoria) na B “caiu no colo” de Norberto Martins, que promoveu boas disputas contra Vanderlei Pires, Leandro Silva, Paulo Fortes e vários outros.

Acidente feio do Jair Regio, por sorte, saiu andando.
Acidente feio do Jair Regio, por sorte, saiu andando. (foto: Fernando da Silva)

Uma parte a citar na corrida foi o acidente do piloto Jair Regio, que perdeu o controle do fusca na saída da curva 9, capotando em plena reta, porém o piloto saiu bem, andando.

Buenas, eram estas. A próxima etapa destas categorias serão em Guaporé, dia 20 e 21 de Abril. O Gaúcho de Endurance e a Copa Classic terão suas primeiras etapas em Tarumã, de 12 a 14 de Abril, em conjunto com a etapa da Sprint Race.

Anúncios

2 comentários sobre “Novidades Meridionais

  1. Essa fotinho da capotagem do fusca e a foto acima ,pode colocar meus creditos hehehe não custa .
    Pode usar todas as minhas fotos só colocar meu nome.
    valeu show o teu blog parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s