Sid…

Sid Watkins (1928-2012)
Sid Watkins (1928-2012)

A morte de Sid Watkins, na ultima quarta-feira (14), foi um acontecimento triste para o automobilismo mundial. Watkins foi o medico-chefe da Fórmula 1 de 1978 até 2005, porém, dentro dos paddocks, ele era bem mais que isso, era alguém que os pilotos viam como amigo (e rezavam para não precisar dele tão cedo), alguém que podiam confiar. O inglês salvou a vida de vários pilotos, como Martin Donnelly (Jerez, 1990), Mika Hakkinen (Adelaide, 1995), Luciano Burti (Spa, 2001) e vários outros…

O médico escreveu um livro em 1996, chamado ”Viver Nos Limites – Gloria e Tragédia na Fórmula 1”, (um livro que ainda vou ler), na qual ele narra alguns salvamentos dele na Fórmula 1, e também algumas historias. Uma das mais emblemáticas é a dele com Nelson Piquet no Grand Prix de San Marino de 1987.

Piquet estampando o muro da Tamburello.

Naquela etapa, o carioca se envolveu em um acidente feio na curva Tamburello, estampando o muro da mal-fadada curva após o pneu traseiro esquerdo estourar. A batida lhe rendeu uma pequena lesão no cérebro e alguns ferimentos. Mesmo assim, Piquet queria correr, e fugiu do hospital para isso. O restante da história pode ser melhor contada pelo próprio médico bretão:

”Fui surpreendido no sábado de manhã, Bernie Ecclestone chegou em mim e disse ”o Nelson apareceu e quer correr!”. O mal-comportado rapaz dera alta em si mesmo no hospital e chegara a o circuito. Ele veio me ver e eu disse-lhe ”Nelson, não pode pilotar, esta com uma lesão no cérebro” Piquet retrucou ”Como é que sabe?” Chamei-lhe a atenção que calçava apenas uma sapato e esquecera o outro. ”Não esqueci” disse ele, ” o pé esta inchado e dolorido para calçar”. Isso me deu a oportunidade: ”Lesão no cérebro  lesão no pé… não vai correr hoje!”

 

Watkins morreu com 84 anos, deixando uma viuva e seis filhos.

R.I.P. Sid…

P.S. Revisado em 23-01-2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s