Boa Iniciativa

Hoje, entrei no Facebook e acabei por saber, via Marcelo Giacomello, que a Formula 1.6 abrira espaço para os velhos F-SP originais disputarem na categoria.

Formula São Paulo, alguns desde 2009, sem correr

Essa, na minha opinião, é uma ótima ideia, pois alguns Formula São Paulo estão perdidos, sem categoria desde 2009. E agora, a F-1.6 abre esse espaço para estes potentes carros. Para quem não sabe o que é a Formula São Paulo e quem são estes carros, contarei agora:

Henrique Lambert acelerando seu Techspeed em Interlagos.

A Formula São Paulo foi criada em 1999, como uma categoria para substituir a Formula Ford (ela sempre), porem, usava um kit de motor diferente. Um motor Volkswagen AP 1.8 preparado, que rendia 132cv, com um cambio Hewland Mk.9, sequencial de 5 marchas. Foi uma categoria, que no começo, fez muito sucesso, tendo a Techspeed fabricado entre 2000 e 2001, um carro próprio para a categoria, equipado com sistemas eletrônicos de aquisição de dados (AIM, Alfano ou PI) entre outros, porem, em 2002 a Techspeed parou de fabricar estes carros. Nos grids, haviam carros como JQ Reynard e Techspeed. Porém, depois de alguns anos, a categoria decaiu de um grid relativamente grande (15 carros) de outrora para míseros 8 carros no seu fim. Após o fracassado projeto da Super Formula 2.0 dar errado e afundar, levou junto a já em estado terminal Formula São Paulo, em 2009. Seus problemas eram o alto custo por corrida, que superava R$8.000 por corrida. Porem, a categoria teve um renascimento curto em outras paragens…

Formula BKR, o renascimento da categoria no Espirito Santo

Em 2010, Geraldo Backer, o ”Bata”, trouxe 8 monopostos Techspeed da Formula São Paulo e preparou mais um JQ Reynard, que já estava por lá com o motor AP e o cambio Hewland, e criou a Formula BKR. Já existia uma Formula BKR antes, mas era com carros de turismo e protótipos, tudo junto, já era uma categoria conhecida por aquelas paragens, sendo até televisionada. Porém, quando chegou os Formulas, a categoria se tornou uma categoria ”master” no automobilismo capixaba, era pequena, porem disputada. Porem, só tinha corridas no pequeno Autódromo Mestre Alvaro (hoje Autódromo Geraldo Backer), em Serra-ES. A categoria aguentou três anos, tendo poucas etapas e os mesmos pilotos. Porem, o sonho acabou no inicio de 2012, quando houve o acidente que tirou a vida do criador da categoria Geraldo ”Bata” Backer, correndo por um teste com um Techspeed de F-Ford, preparado pelo próprio Bata, ele teve um mal-súbito e bateu seco no muro. Ai, a categoria acabou e os carros foram vendidos.

Michel Duarte já tem um Formula preparado e já é certo para correr com o 1.8.

E hoje, estes carros estarão correndo na Formula 1.6. Isso é ótimo, pois estes carros correndo por estes rincões é melhor para a categoria, que ganha mais receptividade, melhor para os pilotos, que tem mais uma alternativa para correr em categorias de Formula, e melhor para os carros, que não ficaram mais órfãos de categoria, parados em garagens.
Mas, como isso vai funcionar?
Os carros correrão junto com os Cat.A e os Cat. Light, porem serão equiparados no regulamento e terão pontuação própria (como a Light ou a A), sera mais uma categoria da categoria. O que é uma boa. Torço para que de certo.
Nas próximas etapas, os F-1.8 (como estão sendo chamados) correrão em âmbito de testes, sem marcar pontos. É provável que ano que vem, estes carros já estejam correndo oficialmente. Para quem ficou interessado, há informações no site da categoria, que está aqui.



Anúncios

Um comentário sobre “Boa Iniciativa

  1. Realmente, é uma excelente idéia…………apesar de bem diferente, me lembra a iniciativa da F-1 de levar carros de equipes maiores, geralmente de outras temporadas para equipes menores, na temporada atual……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s