Categorias de Formula no Brasil: Principais categorias falidas

Bom, eu disse na ultima postagem que escreveria sobre o pretérito, então vamos a ele. Houve varias categorias até as que escrevi na ultima postagem, como nem tudo dá certo, muito mais no automobilismo brasileiro, vamos a o que aconteceu a algumas categorias.

Formula Ford



A Formula Ford foi criada no inicio dos anos 60, na Inglaterra, e trazido a o Brasil no inicio dos anos 70, sendo uma categoria para pilotos iniciantes. Fora trazida pela Ford para rivalizar com a Formula Vê, a categoria durou até 1995. Sendo uma das categorias mais importantes no país, tanto para os pilotos (ela lançou Rubens Barrichello para os monopostos), tanto para as fabricantes de chassi (por causa da F-Ford, que fora criada empresas como a JQ, a Techspeed, a Minelli). Muitas categorias existentes hoje usam carros da Formula Ford.

Ficha Técnica (F-Ford, 1996)
-Chassi: Techspeed F-Ford, tubular
-Motor: Ford CHT 1.6, com 145cv
-Cambio: Ford, Sequencial, 5 velocidades
-Pneus: Slicks
-Vel. Máxima: 220km/h

Formula Chevrolet

A Formula Chevrolet foi trazida para o Brasil em 1992, como uma categoria para rivalizar com a Formula Ford, a categoria durou até 2002, como categoria base para kartistas, revelou pilotos como Tony Kanaan, Felipe Massa entre outros… . Era muito disputada, porem caras, o equipamento era o mesmo da Formula Opel Europeia, em 1995, a Techspeed começou a fabricar chassis para a Formula Chevrolet, abaixou o preço da categoria, mas nem tanto, ela se equilibrou até 2002, quando a Chevrolet tirou o apoio financeiro e tecnico. A Vicar tentou pegar o espolio da categoria e criara outra, mas foi falho em sua ação.

Ficha Técnica (F-Chevrolet)
-Chassis: Techspeed F-Chevrolet, tubular
-Motor: Opel/Chevrolet 2.0 M.P.F.I., com 150cv
-Cambio: Hewland, sequencila, 6 velocidades
-Pneus: Pirelli, Slicks
-Vel. Máxima: 220km/h

Formula São Paulo

A Formula São Paulo foi criada em 2008, como uma categoria para pilotos saídos do Kart. Composta por carros de Formula Ford, com modificações aerodinâmicas. Era uma categoria muito cara, e somente disputava em São Paulo, sem contar os grids parcos, ceifaram com esta categoria, que afundou junto com a Super Formula 2.0.

Ficha Tecnica (F-São Paulo)
-Chassi: Techspeed F-São Paulo (Mod. F-Ford modificado), tubular
-Motor: Volkswagen AP 1.8 Mi, com 132cv
-Cambio: Hewland, sequencial, 5 velocidades
-Pneus: Slicks
-Vel. Máxima: 220km/h

Maiorias das vezes estas categorias que fornecem os carros das categorias que falei da ultima postagem. Como estou sem tempo, deixarei-os com esta postagem.

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